Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado projeto que transforma Tecnomelody em patrimônio cultural do Pará

    O tecnomelody, um ritmo genuinamente paraense que tem contagiado o País, poderá ser declarado como patrimônio cultural para o Estado. Projeto de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que formula essa proposição, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (09.04), em 1º turno no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

    O projeto que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguarda votação em 2º turno e redação final, o que deve ocorrer nas próximas sessões, para depois seguir à sanção do Executivo Estadual. Segundo Bordalo, o tecnomelody é cada vez mais reconhecido no mundo, especialmente nos países de fronteira e até em algumas cidades da Europa.

    Projeto anterior do mesmo autor, declarando como patrimônio cultural o ritmo tecnobrega, as aparelhagens de som e seus símbolos, foi vetado pelo governador Simão Jatene, no início de sua gestão em 2012, com o argumento de que “as aparelhagens de som e seus símbolos não passam de meio material da divulgação do ritmo que não detém significação cultural ou artística, mas meramente técnica (sem qualquer inovação tecnológica) e comercial (os símbolos, marcas de propaganda)”. O veto foi acompanhado pela maioria dos deputados.

    Agora o deputado apresentou o pedido ao ritmo tecnomelody: “uma mistura de melodias simples com arranjos eletrônicos vibrantes, espécie de subgênero do tecnobrega, que reina absoluto no Pará há mais de dez anos”, segundo definição da jornalista Mariana Filgueiras, do Jornal O Globo em publicação 27 de maio de 2012. A matéria já percebia que a dança do Treme começava a conquistar o país. “Conheça a dança que mexe com os ombros e a cabeça da garotada e é a nova onda do Pará, um estado que não para de lançar moda”. O ritmo ficou ainda mais difundido com o lançamento em maio de 2012, do primeiro disco solo, da cantora Gaby Amarantos, intitulado Treme. O segundo single do álbum, "Ex Mai Love", foi o tema de abertura da novela Cheio de Charme da Rede Globo.

    “É importante que esta Casa de Leis reconheça o Tecnomelody como um patrimônio cultural do Estado, ritmo que tem a identidade do paraense”, analisa o deputado Bordalo. “Com ele existe um amplo movimento cultural de massas nunca visto no País. A força da nova música é tamanha que se espalha pelo Brasil de maneira impressionante e já ganha as fronteiras internacionais”, constatou.

    • Publicações2280
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações354
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-projeto-que-transforma-tecnomelody-em-patrimonio-cultural-do-para/100448955

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)