jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Assembleia aprova Comenda Paes Loureiro

    Os deputados aprovaram à unanimidade, nesta terça-feira (06/05), o Projeto de Resolução 01/2014, de autoria do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), que cria a Comenda da Literatura Paraense João de Jesus Paes Loureiro.

    O título honorífico da Assembleia Legislativa do Pará vai ser entregue às personalidades que se destacarem na contribuição para o engrandecimento da literatura, durante sessão solene a ser realizada no dia 23 de junho ou data próxima, em homenagem ao aniversário do poeta, escritor, folclorista, filósofo, ensaísta e dramaturgo paraense.

    Nascido em Abaetetuba, no nordeste paraense, em 23 de junho de 1939, João de Jesus Paes Loureiro cursou faculdade de Direito e também de Letras, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC de Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Sorbonne, Paris.

    Na juventude, ele foi perseguido, preso, torturado e sofreu graves privações durante a Ditadura Militar em razão da sua obra poética e militância política. Tornou-se secretário municipal de Educação e Cultura de Belém, superintendente e fundador da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) e criador do Instituto de Artes do Pará (IAP).

    Entre os 27 livros publicados, está "Altar das Chamas", da editora Civilização Brasileira, que recebeu o prêmio nacional de poesia da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1984. Já o livro de poemas "Romance das Três Flautas", edição em português e alemão, da editora Roswitha Kempf, foi finalista do Prêmio Jabuti, em 1987. "A Comenda de Literatura Paraense tem o nome de um gênio que teve a obra publicada em vários países, como França, Itália, Japão, Alemanha e Portugal", destacou Edmilson.

    Texto: Ascom/ Dep. Edmilson Rodrigues.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)